quarta-feira, 9 de junho de 2010

eu bem vi nascer o sol

Em bem vi nascer o Sol
duma maçã vermelhinha
nunca pensei que nascesse
de coisa tão pequenina.

Eu bem vi nascer o Sol
num canivete de prata
nunca pensei que nascesse
de coisinha tão barata.

Eu bem vi nascer o Sol
nas areias do Mondego
enganei-me: foi a Lua
que o Sol não nasce tão cedo.

Alice Vieira viu o sol nascer assim e eu li-o vezes sem conta no livro de poemas que tinha. Agora tenho a certeza que gosto de poesia desde pequenina. Agora tenho mesmo a certeza de querer um livro com poemas em italiano e essa será a recordação da língua que tanto quis saber falar.
Eu vi o sol nascer enquanto estava em frente ao computador, pela janela, através das cores das camisolas que a vizinha do andar de cima tem estendidas sobre o pátio para o qual espreita a minha sala. Não, não tenho entrega de nenhum trabalho amanhã, que nesses dias eu quero sempre adiar o nascer do sol para ter mais tempo para trabalhar; mas gosto de ficar a trabalhar, só comigo, no silêncio(ou com música), enquanto todos dormem.
Gosto dos nasceres-do-sol e dos pôres-do-sol também. Lembro-me do pôr-do-sol que vi com o Valter, o André e a Hélia no miradouro do Segredo de Roma...já o tinha visto quando 'as - australianas - de - quem - temos - um - recadinho - querido - preso - no - frigorífico" estiveram connosco em Roma, vou lá voltar com a Ana V. e hei-de voltar mais vezes até ao dia em que tenho que me ir embora, para levar de recordação, junto com o livro de poemas que vou comprar. Gosto dos nasceres-do-sol e dos pôres-do-sol e de dormir de manhã ou as sestas, depois do almoço, enquanto oiço música ou vejo uma série ou um filme.
Estou a ouvir passarinhos e ver as cores das camisolas da vizinha cada vez mais vivas...já ouvi uns estores a subirem...é hora de eu ir para a cama!
.

1 comentário:

  1. Eng. em versão poética12 de junho de 2010 às 14:36

    António é nome de Santo
    Ana Rita espalha encanto
    em todos os lugares
    um beijinho lhe quero enviar
    esperando que esteja a festejar
    este dia dos Santos Populares


    lololol...foi um bocado piroso, mas pronto, lembrei-me de lhe fazer um poema....por favor não chores...não é caso para isso...lol...

    ResponderEliminar