quinta-feira, 8 de abril de 2010

Rome, all by myself

Hoje, quando acordei já tinha Roma só para mim. Ouvi-as levantarem-se, mas não as ouvi sair e só quando acordei vi o bilhetinho da Rita L. Sei que lhe posso ligar se me sentir sózinha, que ela tenta vir a correr. Não vai ser preciso! Estou só a aproveitar o tempo comigo mesma antes de ir para Milão e fazer uns passeios pelo Norte de Itália (é nisso que penso).
Levantei-me tarde. Tive tempo para pequenas trocas de palavras por internet. Tomei banho, pus creme, vi a novela deitada na cama, vesti-me, pus a máquina com roupa escura a lavar, saí de casa. Fui a pé (não levei a bicicleta, pensei nisso, mas não me apeteceu) até ao Campo di Fiori, onde achei que ía comprar umas calças que tinha visto na manhã em que fui ao mercado do Campo di Fiori de bicicleta, experimentei-as e imaginei o que a minha mãe diria se estivesse ali "essas calças? isso parece um pijama...", saí da loja sem comprar nada e pensei em ir ver à H&M a tal saia como a Inês quer para ela, pensei no percurso e desisti. Continuei o passeio pelo Campo di Fiori, observei as pessoas, olhei para as montras, quase entrei na Primadonna antes de pensar "o quê? só para ver? já compraste 5 pares de sapatos este ano em Itália...é melhor nem entrares!". O tempo estava óptimo, uma tarde nem muito quente nem muito fria, o que eu tinha vestido estava perfeito, e estava uma quantidade de gente agradável nas ruas. Olhei outra montra, reparei nos preços, sempre pensei que os preços daquela loja fossem mais caros e agradou-me perceber que não, entrei. Experimentei duas camisolas e um vestido. Comprei o vestido a pensar como iria ficar bem com os sapatos da zara que comprei em saldos. Nem foi caro (22,50€)...
Perdi-me no caminho para casa, mas sabia que não estava longe, apenas baralhada com as ruas. Afinal Trastevere tem ruas pelas quais ainda não tinha passado...e eu moro em Trastevere. Descobri uma igreja, entrei para a conhecer. Admirei a quantidade de candeeiros (candeeiros não, senhores candeeiros) que tinha pendurados, rezei...Começou a missa entretanto e tive pena de sair porque o padre estava a celebrar missa para seis ou sete pessoas. Enquanto o padre estava a fazer o sermão (que esse não consegui acompanhar todo) pensei na tão pouca gente que estava a assistir à missa, mas quinta-feira não é dia de missa...
Voltei para casa, depois de passar pelo supermercado, a pensar no desenho que a Inês queria que eu tivesse feito. Desde que 'postei', no inicio, a vontade de ir para a Piazza Navona com um bloco e uma caneta na mão e desenhar que a Ines me cobra isso, mas a vontade na altura era maior que a de agora. Por ela, eu também podia ser desenhada em vez de desenhar (eu contei-lhe que quero fazer um retrato com um senhor que pinta na Piazza Navona).
Eram mais ou menos 19h30/40 quando cheguei a casa. Estendi a roupa que tinha deixado a lavar e fiz uma máquina de roupa clara, enquanto preparei um chá de camomila e umas torradas com manteiga e oregãos para comer enquanto via o filme (que já tinha pensado qual seria). Pus o filme a dar. Reparei que tinha deixado uma meia cair no caminho da máquina, fui parar a máquina e a fazer tempo de voltar a poder abrir a porta e poder juntar a meia ía experimentar o vestido com os sapatos, para certificar de que ficava mesmo bem, mas a Joana ligou-me para o skype mal despi as calças. Estive à conversa com a Joana no Skype e soube da multa de excesso de peso que tiveram que pagar e dos italianos que meteram conversa com elas no avião. Experimentei, finalmente, o vestido (mesmo girinho), lembrei-me de ir pôr a meia na máquina de lavar (vá lá...) e agarrei na chávena de chá para retomar o filme (as torradas já tinha comido entretanto e ainda bem, poque o chá já estava frio).
Vi o "Derailed" ("Pecado Capital"), com a Jennifer Aniston e o Clive Owen (o preferido da Catarina A.).
No fim do filme estendi a roupa, só com a parte de cima do pijama vestida e de cuecas, porque pus as calças de pijama todas a lavar. Estendi a roupa ao som da lambada...
Procurei conversa na internet. Converso enquanto escrevo e meto fotos no outro blog. Estou à espera que a Inês acabe de rever o trabalho para falarmos um bocadinho e ver quem é melhor no jogo das damas e já fiz outro chá, este, sim, está quentinho.
.

2 comentários:

  1. Eheh, visita da familia, que alegria!!

    Daqui a nada já são horas de voltar, e se calhar, o que pensas que são grandes saudades de casa, vão-se transformar numa vida de saudades desse ano magnifico que viveste em Itália...Pensa nisso e goza o resto em vez de estenderes meias ;)
    Prima preciso do teu e-mail para te pedir uma cena, escreve para joaoandreduarte@gmail.com

    Bjs e ciao

    joão andré

    ResponderEliminar
  2. tens toda a razão, primo!
    e a verdade é que tenho pensado pouco em estender meias...
    sinto que está quase a acabar. e estou a gostar tanto...

    ResponderEliminar